Pular para o conteúdo principal

Ciência


Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e investigar uma intervenção de coaching de carreira em grupo, com alunos de uma instituição de ensino superior de Curitiba/PR. Foram realizadas 8 sessões de coaching em grupo com os alunos, que tiveram como objetivo auxiliar o desenvolvimento da empregabilidade dos participantes e realizar um plano de carreira. Antes e após a intervenção, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados das entrevistas, assim como a própria intervenção, foram analisados por meio da análise de conteúdo. Para a análise, foram elencadas as seguintes categorias após uma primeira leitura do material obtido: coaching de carreira em grupo; mercado de trabalho; e carreira. A partir da análise, observou-se que a intervenção proposta facilitou maior conhecimento sobre o mercado de trabalho e oportunizou novas formas de pensar a respeito da profissão. Notou-se que o processo de coaching de carreira em grupo mostrou-se útil, uma vez que contribuiu para ampliar o autoconhecimento dos participantes, bem como para proporcionar conscientização e reflexão sobre os fenômenos que envolvem a carreira profissional. Os princípios utilizados e que permeiam a psicologia social comunitária favoreceram o processo grupal, o autoconhecimento, a conscientização, a harmonia e a solidariedade dos membros, contribuindo para os resultados apresentados.

Palavras-chave: Coaching grupal, carreira, alunos de graduação, psicologia social comunitária.


Comentários